Ômega-3 Conheça os Benefícios do ômega-3 Para Sua Saúde (CONFIRA!)

Ômega-3, mais conhecido como ácidos graxos essenciais são as “gorduras boas” que são essenciais para todas as células em nosso corpo e exercem um papel crítico incluindo produção de energia, aumento de metabolismo, aumento de crescimento muscular, transporte de oxigênio, crescimento normal celular, funções nervosas e regulação hormonal.

Eles são conhecidos como essenciais, porque nosso corpo não consegue produzi-los, então o ômega-3 precisa estar presente em nossa alimentação, por meio de alimentos comuns ou de suplementação.

É muito comum praticantes de atividades físicas e esportistas recomendarem suplementos de ácidos graxos essenciais para favorecer a saúde e a performance, devido a dificuldade de obtê-los nos alimentos.

Ômega-3 é uma poderosa forma de ácido graxo essencial, uma gordura boa e saudável.

Como a maioria das pessoas segue uma dieta deficiente em “gorduras boas”, a suplementação com ômega-3 está sendo muito procurada por aqueles que procuram manter uma boa saúde e obter ganhos em performance.

As substâncias contidas no ômega-3 atuam sobre muitos sistemas importantes no corpo, como o imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor.

Embora os peixes sejam excelentes fontes de ômega-3 quando criados na natureza, esse teor já fica bem inferior no peixe criado em cativeiro.

O fato de várias espécies de peixes marinhos serem ricas em ômega-3, é atribuído ao fato dos peixes se alimentarem de plâncton, sendo esse rico em ômega-3 , dessa forma é muito importante selecionar as suas fontes de ômega-3.

Veja Também: Uma Técnica Comprovada e Poderosa Para Emagrecer Em Apenas 67 Dias (Confira)

Benefícios Do Ômega-3 Para a Saúde.

ômega-3 e seus benefícios
O Ômega-3
contém alta concentração de ácido linoléico, que é convertida em EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA, esses ácidos graxos essenciais são necessários para a produção de hormônios chamados “eicosanóides”.

Eles são essenciais para o funcionamento normal do cérebro, e estão também envolvidos na regulação da pressão sanguínea e na resposta imunológica do organismo.

Os ácidos graxos são tipos de gorduras bastante distintos dos demais e estão intimamente ligados a estrutura dos cérebros dos vertebrados.

Eles são encontrados no tecido nervoso dos peixes de água fria, como salmão, o arenque, cavala, sardinha, atum e a truta, e acredita-se que oferecem proteção contra as doenças do coração quando consumidos ao menos duas vezes por semana.

Nos Estados Unidos, o guia dietético federal adotou a mesma recomendação, assim como já havia feito o famoso FDA – food and administration, que é o órgão federal responsável pela regulamentação de atividades relacionadas a medicamentos e alimentos naquele país.

Ambos validaram a declaração de que o ômega-3 reduzem o risco de doenças coronariana.

Aqui no Brasil a anvisa- agência nacional de vigilância sanitária, validou a declaração de que o consumo ácidos graxos auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, enfatizando a importância da adoção de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Estes ácidos graxos não podem ser produzidos pelo próprio corpo e devem ser obtidos através da alimentação, pois são considerados essenciais para o funcionamentos do nosso organismo.

Eles têm sido identificados como os mais importantes ácidos graxos envolvidos nos processos cerebrais (particularmente nos neurônios e suas sinapses e no córtex cerebral, que é responsável pela memória, raciocínio e linguagem).

O consumo do ômega-3 é importante para deixar o cérebro ativo, fornecendo nutrientes que favorecem o transporte de sinais e mensagens (impulsos nervosos).

É importante lembrar, também que o açúcar, álcool, colesterol alto e algumas deficiências de vitaminas podem diminuir a capacidade do corpo de assimilar os ácidos graxos essenciais encontrados nos alimentos.

Isso é mais um motivo que leva muitas pessoas a procurarem a suplementação com ômega-3

Veja Também: Uma Técnica Comprovada e Poderosa Para Emagrecer Em Apenas 67 Dias (Confira)

Ômega-3 Benefícios Para a Performance.

Excluídos os componentes hereditários e o condicionamento atlético, nenhum outro fator isolado ocupa papel mais importante que a nutrição no desempenho físico do atleta.

O Ômega-3 vem atraindo a atenção de inúmeros pesquisadores pelo seu papel em estimular o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

Além disso pesquisas demonstram que o consumo de ômega-3 ajuda na recuperação com mais rapidez após os exercícios, reduz a quebra de tecido muscular, fornece o suporte necessário para o desenvolvimento muscular, age na redução das dores musculares após os treinos, favorece a produção de testosterona e outros hormônios sexuais que dentre as funções, atuam também na hipertrofia muscular.

Como conhecidos protetores das células, os elementos presente no ômega-3 ajudam na construção das membranas de cada célula do nosso corpo, protegendo-as de invasores, contribuindo para sua integridade estrutural.

Por esse motivo, eles são indicados para a manutenção da saúde dos tecidos conectivos e lubrificação das juntas, o que é especialmente de interesse de esportistas, que frequentemente expõe suas articulações ao limite.

Atletas e praticantes de atividades físicas, especialmente aqueles que estão restringindo o consumo de gorduras nas suas dietas, podem se beneficiar muito do consumo do ômega-3, uma vez que o mesmo fornecem elementos que desempenham importantes funções em nosso organismo.

Devido á alta deficiência de “gorduras boas” as pessoas ativas muitas vezes usam os suplementos do ômega-3 para preencher uma lacuna nutricional e otimizar sua saúde e performance.

E cada vez mais o ômega-3 estão sendo utilizado, não apenas por atletas, mais também por aqueles que buscam uma melhora na qualidade de vida.

Veja Também: Uma Técnica Comprovada e Poderosa Para Emagrecer Em Apenas 67 Dias (Confira)

Se gostou deste artigo deixe seu comentário, curta ou compartilhe, nos da Equipe Marketing Imperial ficamos agradecido.

Agora se você deseja saber sobre Tudo sobre os benefícios das vitaminas e minerais Clique Aqui e Confira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *